- 1 embalagem de medalhões de salmão
- 1 embalagem de placas de lasanha fresca
- 2 beringelas médias cortadas em cubos
- 2 cenouras raladas
- 1 cebola média
- dentes de alho q.b.
- 1 limão
- pimenta q.b.
- sal q.b.
- 600 ml de bechamel (usei caseiro)
- queijo emmental ralado (+/- 200g)
- 1 fio de azeite
Preparação:
- Deixe descongelar os medalhões de salmão. Tempere com sal, alho, pimenta e sumo de limão. Tape e reserve.
- Lave as beringelas, corte-as em pequenos cubos. Regue com umas gotas de sumo de limão e salpique com umas pedras de sal.
- Coloque uma frigideira ao lume com fio de azeite, a cebola e os alhos finamente picados, assim que ganhem cor junte as beringelas e as cenouras raladas , mexa e deixe saltear durante uns minutos. Retire para um prato reservando.
- Na mesma frigideira das beringelas, cozinhe os medalhões de salmão. Se necessário, antes de colocar as postas, adicione mais azeite à frigideira e espera que aqueça antes de colocar o peixe. Deixe cozinhar de um lado e de outro. Retire do lume e lasque o salmão para a mistura das beringelas.
- Ligue o forno por esta altura e pré-aqueça nos 200º C.
- Prepare um tabuleiro para proceder à montagem da lasanha. Apesar de utilizar placas de lasanha frescas, gosto sempre de as mergulhar previamente num pouco de água quente, antes de proceder as camadas.
- No tabuleiro, coloque as folhas de lasanha de forma a cobrir o fundo deste ( não costumo untar o tabuleiro, acho desnecessário), depois distribua parte do recheio e algum queijo ralado, sobre as placas, regue com parte do molho bechamel e repita estes passos até esgotar o recheio. Termine com uma camada generosa de molho, e finalize polvilhado com o restante queijo ralado.
- Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos.