O miolo deste bolo fica muito macio e pouco doce.
Calda
- 200 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 anis estrelado
- água q.b. até cobrir o açúcar dentro da caçarola
Massa
- 5 ovos
- 180 g de açúcar amarelo
- 200 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal fino
- 1 colher de chá de fermento Royal
- 1 colher de café de canela em pó
- 150 ml de leite (temperatura ambiente)
- 3 colheres de sopa de margarina
- 2 dióspiros maduros mas firmes
Preparação:
- Comece pela calda, deite para dentro de uma caçarola o açúcar, o pau de canela e o anis estrelado, cubra com água , não mexa e espere que comece a ferver e borbulhar. Retire do lume de imediato.
- Entretanto lave os dióspiros, corte-os em fatias finas e disponha-os no fundo de uma forma redonda, verta a calda por cima destes. Unte as laterais da forma com um pouco de margarina. Reserve.
- Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Reserve.
- Bata as gemas com o açúcar amarelo, junte a canela. Adicione aos poucos o leite misturado com a margarina alternando com a farinha peneirada com o fermento. Bata até formar bolhas, nesta altura envolva as claras batidas em castelo em movimentos suaves de baixo para cima até obter uma mistura homogénea e fofa.
- Pré-aqueça o forno nos 190º C. Verta a massa sobre a forma e leve ao forno (já bem quente) cerca de 25 minutos até que fique cozido. Faça o teste do palito. Este tempo dependerá dos fornos.
- Depois de cozido desenforme ainda quente sobre um prato de servir. Se gostar polvilhe com mais um pouco de canela em pó.
- Deixe arrefecer por completo antes de o fatiar.