sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Ilhas Selvagens

Selvagens é o nome do conjunto de ilhas que se situam a 250 quilómetros a sul da Madeira. Constituídas por duas ilhas principais e várias ilhotas de origem vulcânica e muito agrestes, com uma área total de 273 hectares, o arquipélago é um santuário para aves. As Selvagens dependem administrativamente do concelho do Funchal.


O arquipélago consiste em dois grupos: o grupo nordeste compreende a ilha Selvagem Grande e duas pequenas ilhotas, Palheiro da Terra e Palheiro do Mar. O grupo sudeste compreende a ilha Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora, entre numerosos ilhéus mais pequenos, que incluem o Alto, o Comprido, o Redondo e o pequeno grupo dos Ilhéus do Norte. Uma extensa barreira de recifes circunda o arquipélago, tornando-se difícil ancorar na sua costa.

wiki

As temperaturas destas ilhas excedem as da ilha da Madeira e a temperatura do mar permanece confortável durante todo o ano. Jacques-Yves Cousteau disse que encontrou ali as águas mais límpidas do mundo.

O seu acesso é restrito, devendo os interessados em visitar as ilhas requerer previamente uma autorização especial passada pelo Parque Natural da Madeira.


A Reserva Natural das ilhas Selvagens foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas Reservas Naturais de Portugal. Atualmente é a única reserva portuguesa galardoada com o Diploma Europeu do Conselho Europa. A sua criação fica a dever-se à necessidade de defender a avifauna marinha ai nidificante contra a intensa predação humana, que se intensificou sobremaneira com o aparecimento dum cada vez maior número de barcos de pesca a motor.
A gestão desta Reserva está a cargo do Serviço do Parque Natural da Madeira, desde os fins de 1989, e a sua vigilância permanente, iniciada em 1976, é atualmente efetuada pelos elementos do Corpo de Vigilantes da Natureza (CVN).


Breve Historial
As ilhas Selvagens foram assim batizadas em 1438, por Diogo Gomes de Sintra, e terão sido descobertas pelos irmãos Pizzigani em 1364. No século XVI, as Selvagens pertenciam aos Caiados, importante família madeirense, sendo herdadas em 1560 por João Cabral de Noronha.
Em 1904, as ilhas foram vendidas à família do banqueiro Rocha Machado.
Em 1971, o Estado Português interveio e adquiriu as ilhas Selvagens, instituindo-as, nesse mesmo ano, a Reserva Natural das ilhas Selvagens.



Printfriendly

Back to Top