domingo, 15 de outubro de 2017

Cabanas de Colmo da Carrasqueira


Construídas com caniços e madeira, as cabanas de colmo que ainda hoje podemos ver em grande número na Carrasqueira fazem lembrar as vidas difíceis dos trabalhadores rurais, dos pescadores e dos salineiros que em tempos habitaram os vastos terrenos da Herdade da Comporta.


Estas construções surgiram da necessidade de alojar os trabalhadores da herdade e tinham um caráter de abrigo provisório. Os proprietários dos terrenos não permitiam aos seus funcionários edificarem habitações em materiais mais sólidos e duradouros, pois isso, posteriormente, poderia dar-lhes algum direito de posse. Os trabalhadores eram, assim, obrigados a construir cabanas de colmo, cujo piso era de terra batida ou de barro.

As casas eram construídas com materiais altamente inflamáveis. Deste modo, estabeleceu-se a construção de duas cabanas com funções distintas para cada duas famílias: numa das habitações ficavam os quartos e a sala, enquanto a outra funcionava como cozinha. Esta divisão permitia evitar muitos incêndios.


Atualmente, as cabanas de colmo são consideradas património cultural, sendo algumas delas usadas como alojamento eco-turístico.

Printfriendly

Back to Top