sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Fortaleza da Guia, Macau


A Fortaleza da Guia, edificada em 1622-1638, ocupa todo o cume do Monte da Guia, a elevação mais alta de Macau. Destinava-se a defender a fronteira com a China mas, devido à sua localização, com vista sobre toda a cidade, a sua verdadeira mais valia foi como ponto de vigia.


Originalmente estava equipado com casernas, uma cisterna e armazéns de munições, a residência do comandante e uma capela dedicada à N.Srª da Guia. Hoje em dia o seu marco mais importante é o farol, construído em 1864 e o mais antigo em toda a costa da China. Ergue-se a 15 metros e, em noites claras, a sua luz projecta-se, num raio de 20 milhas. Perto do farol fica a capela onde se encontra uma imagem da Virgem Maria, alguns quadros antigos e vestígios de pinturas datadas da sua construção, em 1622. Ali próximo encontra-se o poste onde é içado o aviso de aproximação de tufões. Em tempos antigos os avisos da aproximação das tempestades eram feitos pelo sino da torre da capela.


Capela da Guia
Esta capelinha foi inicialmente construída no séc. XVII como parte da Fortaleza da Guia. Diz a lenda que, durante a invasão holandesa de 1622, a imagem da Virgem saíu da capela e estendeu o seu manto para afastar as balas dos inimigos. A ermida foi reaberta a público depois de um ano de obras de restauro das pinturas murais ocultas sob camadas de cal ali depositadas ao longo de quase dois séculos. Estes vestígios mais antigos das pinturas ascendem à construção da ermida mas, os murais são do sec. XVIII. Está aberta diariamente ao público.

Horário
Fortaleza: Das 9.00h às 18.00h
Capela: Das 10.00h às 18.00h, entrada até às 17.30h (proibido fotografar)
Farol: Encerrado ao público
     

Printfriendly

Back to Top