domingo, 17 de dezembro de 2017

Rabanadas de Leite e de Vinho no Forno



Ingredientes:

Rabanadas de leite:
½ cacete de pão com pelo menos 2 dias
550 ml de leite
80 g de açúcar
1 colher de sopa (20 g) de mel
1 pau de canela
2 ovos grandes

Rabanadas de vinho:
½ cacete de pão com pelo menos 2 dias
350 ml de vinho tinto
200 ml de água
120 g de açúcar
1 colher de sopa (20 g) de mel
1 pau de canela
2 ovos grandes

Canela em pó para polvilhar

Calda de vinho do Porto:
2 colheres de sopa de açúcar
2 colher de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:

1. Cortar o cacete em fatias com a espessura de 1 dedo gordo.
2. Untar muito bem um tabuleiro de forno com manteiga ou, preferencialmente, usar papel vegetal (as rabanadas colam-se muito ao tabuleiro). Para que fiquem com uma cor mais douradinha, usar um tabuleiro escuro, que retenha mais o calor.
3. Num prato, bater bem os ovos e reservar.
4. Aquecer o leite ou vinho com o açúcar, mel e pau de canela. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
5. Colocar duas fatias de pão num prato fundo e verter o leite/vinho quente sobre o pão. Deixar embeber muito bem, porque as rabanadas no forno têm tendência a secar. Se neste passo as deixar ficar bem embebidas no leite ou vinho, irá obter rabanadas bem molhadinhas, idênticas às fritas.
6. Com uma escumadeira, retirar as fatias de pão do leite/vinho e passá-las pelo ovo (como as fatias vão estar bem molhadas no leite/vinho, ter cuidado para que não se desfaçam ao manusear). Colocá-las no tabuleiro untado/forrado.
7. Repetir o processo com todas as rabanadas (ou as que caibam no tabuleiro J) e levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos, virando as rabanadas a meio tempo.
8. Entretanto, pode preparar uma pequena calda de vinho do Porto, levando ao lume todos os ingredientes e deixando ferver durante uns 3 minutos.
9. Quando as rabanadas estiverem prontas, pode simplesmente polvilhá-las com açúcar e canela, ou polvilhá-las com canela e verter um pouco de calda sobre elas.

Como as rabanadas ficam muito húmidas, nem precisam de calda, basta o açúcar e a canela. Mas esta caldinha é tão saborosa que um bocadinho em cada rabanada fica sempre bem.

Fonte original com todos os direitos reservados: 3pingosdemel

Printfriendly

Back to Top