- 220 de farinha _ relativamente à farinha, optei por usar farinha de espelta e misturei um pouco de integral, usei mais ou menos 90 g de farinha de espelta integral e o resto branca também espelta...
- 180g de açúcar mascavado _ também aqui diminuí o açúcar, usei apenas 100g
- 150 g de chocolate negro (70 % ou mais) picado grosseiramente
- 100 g de manteiga amolecida
- 80 g de miolo de noz picado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha -pode ser essência, sendo que a essência é um produto artificial
- 1 colher de chá de fermento em pó
Preparação:
- Antes de mais nada, começamos por picar o chocolate e as nozes, sem rigor porque o que queremos é que fiquem os pedaços de chocolate
- Bater a manteiga com o açúcar na batedeira ou no robot, eu usei a minha Bimby. Depois de obter um creme, juntar o ovo, a baunilha e bater de novo. Juntar a farinha, misturar bem, se usar a Bimby programe V5 só alguns segundos.
- Eu peço desculpas mas não consigo ser muito precisa com esta coisa do robot, porque o meu método é o "olhometro", tenham paciência mas não consigo ser rigorosa.
- Depois da farinha, com o fermento já adicionado, bem misturada na massa, adiciona-se o chocolate picado grosseiramente e as nozes também picadas. Eu misturo em V inversa o suficiente para que estes dois ingredientes fiquem misturados, veocidade baixa e durante uns segundos, porque não quero que fique tudo esmigalhado.
- Ligar o forno a 180º. Preparar os tabuleiros, untá-los ou forrá-los (prefiro forrar).
- Retirar pequenas doses de massa moldar na mão e colocar no tabuleiro, não as deixe encostadas umas às outras!
- Deixe arrefecer um pouco e retire do tabuleiro, se possível deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.