Massa
- 300 g de farinha T55
- 1/4 c. chá de sal
- 1 gema
- 140 ml de leite
- 50 g de manteiga
- 50 g de açúcar
- 1 saqueta de fermento padeiro
- 1 saqueta de açúcar baunilhado
Recheio
- 100g de manteiga, amolecida
- 100g de açúcar amarelo
- 30g de canela em pó
- 1 c. (chá) de pasta de baunilha
- 1 clara, p/ pincelar
Preparação:
- Leve o leite ao lume com a manteiga, apenas até esta derreter. Assim que estiver morno (cerca de 37ºC), adicione a gema, o fermento e os açúcares, e mexa bem.
- Numa taça grande ou na tigela da batedeira, junte a farinha e o sal. Adicione a mistura líquida e amasse vigorosamente à mão ou, preferencialmente, com o gancho de massa da batedeira, durante cerca de 6 minutos, até obter uma massa lisa e elástica.
- Unte uma taça com um pouco de óleo, coloque a massa dentro, cubra com película aderente e deixe levedar num local morno durante aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de volume.
- Para o recheio, misture numa tigela a manteiga amolecida, o açúcar, a pasta de baunilha e a canela moída, mexendo até obter um creme uniforme.
- Depois de levedar, transfira a massa para a bancada de trabalho polvilhada com farinha e estenda-a até formar um rectângulo com cerca de 45 x 30 cm. Espalhe o recheio uniformemente sobre a massa e enrole-a no sentido do comprimento, formando um rolo.
- Com uma faca afiada, faça um corte longitudinal ao longo do rolo, deixando uma das extremidades intacta. Entrelaçe as duas tiras de massa com cuidado e una as pontas, formando uma coroa.
- Transfira a coroa para um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar novamente durante 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Pincele a coroa com clara de ovo e leve-a ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até estar dourada e bem cozida.