Dornes foi considerada uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal, vencendo na categoria de Aldeia Ribeirinha! Mítica aldeia dos templários, na beira do rio Zêzere está repleta de recantos por descobrir, é uma das mais belas aldeias do país!
O rio Zêzere, afluente da margem direita do rio Tejo está repleto de paisagens deslumbrantes! A vila de Dornes é um exemplo excelente dessa beleza.
Luis Ascenso |
Dornes situa-se numa península rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. Foi Comenda da Ordem de Cristo, D. Manuel I deu-lhe foral em 1513, e foi sede de concelho até 1836. Do seu património, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que, de acordo com a tradição, foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, ex-libris da região, construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII. Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem em Dornes o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.