- 500 g de açúcar
- 250 ml de água
- 200 g de gemas de ovo (equivalente a 12 gemas de ovo M)
- 1 pitada de farinha
- 1 pitada de açúcar
Preparação:
- Comece por bater as gemas e verta-as sobre um passador de rede fina. Com o auxilio de um garfo, mexa, suavemente, deixando-as escorrer para uma taça. Execute este processo duas vezes para permitir que os fios de ovos fiquem mais longos.
- Enquanto isto, coloque a água e o açúcar ao lume, num tacho largo. Deixe ferver e atingir o ponto de pérola; que acontece quando, na extremidade dos fios que escorrem da colher, formam-se pequenas bolas densas e em forma de lágrima/pérola (107ºC).
- Neste momento, coloque perto de si uma taça com água gelada ou água com pedras de gelo e uma concha da calda (servirá para colocar os fios de ovos depois de prontos).
- De seguida, salpique a calda com um pouco de farinha e açúcar, misturados, para manter o ponto de açúcar. Baixe o lume para o mínimo.
- Verta um pouco das gemas num funil de bicos (próprio para fazer fios de ovos) e deixe cair os fios sobre a calda movendo, sempre, o funil em círculos. Quanto mais depressa mover o funil em círculos, mais finos serão os fios. Tenha atenção para não fazer muitos fios de cada vez até adquirir prática ou não sairá bem.
- Deixe cozinhar alguns segundos e retire, com uma escumadeira, para a taça de água gelada,
- Repita o processo até acabar as gemas. Tendo em conta que, de vez em quando, deve adicionar um pouco de água fria para manter o ponto da calda.
- Coloque os fios a escorrer sobre uma peneira e se pare-os com as mãos ou usando um garfo.
- Guarde-os no frigorífico até ao momento de servir.