- 500 g bacalhau desfiado e demolhado
- 2 cebolas médias
- 1 fio de azeite
- 1 dente de alho
- 100 g queijo flamengo ralado
- 2 pacotes de batata palha
- 50 g de manteiga
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de farinha
- 800 ml de leite
- sal
- pimenta
- noz moscada
Preparação:
- Corte a cebola em rodelas. Deite um fio de azeite num tacho e leve ao lume. Junte a cebola às rodelas e o alho finamente picado e deixe cozinha uns 5 minutos em lume brando até a cebola amolecer e ficar translúcida.
- Junte então o bacalhau desfiado e deixe cozinhar uns 3 a 4 minutos em lume brando até o bacalhau ficar cozinhado. Junte as batatas palha, envolva bem e desligue o lume para que a batata vá amolecendo.
- Entretanto faça o bechamel. Leve ao lume a manteiga e quando esta derreter junte a farinha e mexa bem até formar uma bola. Vá juntando o leite aquecido (evita a formação de grumos) e vá mexendo sempre com uma vara de arames até obter um creme liso e aveludado, com o lume no mínimo. Tempere com sal , pimenta e noz moscada e retire do lume. (caso o molho ganhe grumos passe com a varinha mágica até desaparecerem).
- Ligue novamente o lume do bacalhau e mexa bem para que aqueça de forma uniforme e desligue novamente o lume. Envolva o molho bechamel no preparado de bacalhau, deixando um pouco para cobrir o bacalhau no final, e envolva bem.
- Deite o preparado de bacalhau num tabuleiro de forno e cubra com o restante bechamel. Espalhe o queijo e leve a forno, pré-aquecido, a 220º durante uns 30 minutos e até o queijo alourar.
- Sirva de imediato enfeitado a gosto.