sábado, 3 de março de 2018

O Conhecido Jornal "Guardian" Elegeu Várias Praias Portuguesas Como as Melhores da Europa!



Sabemos que Portugal tem andado nas bocas do mundo, e cada vez mais por boas razões! Hoje isto voltou a acontecer, o conhecido jornal britânico "The Guardian" elegeu 3 praias portuguesas entre as 25 melhores da Europa! Pode ler aqui a notícia completa. Aqui estão as felizes contempladas:

Praia Tróia-Galé, Tróia


Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.
Na urbanização contígua é possível obter oferta de restauração e alojamento.

Esta praia é galardoada com:
Bandeira azul
Qualidade de ouro
Certificação ISO 14001

Praia da Samoqueira, Alentejo


Não há praias como as praias de Porto Covo, uma das mais belas aldeias do país e, de certeza, uma das costas mais belas. Todo o recorte litoral da freguesia está cheio de pequenas praias de areia fina e água transparente, separadas por grandes rochedos, que parecem ter sido feitas para criar uma sensação de intimidade e exclusividade. As praias são de todos, mas dá vontade de dizer: escolha a sua! Samoqueira, Pequena e Buizinhos são alguns dos nomes destes tesouros tão pequenos quanto preciosos. Note-se que todas estas praias estão em boas condições sanitárias, mas que em algumas delas o acesso é difícil e não têm vigilância permanente.

Foto: Nómadas das tapas

A Praia da Samoqueira apresenta uma faixa de areal extensa que se torna consideravelmente mais fina na maré alta. A maré baixa põe a descoberto diversos rochedos que entrecortam o areal ao longo de todo o seu comprimento.
Na zona central, em alturas mais chuvosas, desagua um pequeno ribeiro.
Durante a maré baixa, a costa Sul desvenda um pequeno areal com acesso por escadaria.

Praia da Culatra, Algarve

Foto: Carlos Calamar

A Praia da Culatra situa-se na Ilha com o mesmo nome (concelho de Faro). A Culatra preserva ainda as suas raízes do povoado de pescadores e tem uma população aproximada de 750 habitantes.
O acesso à Culatra faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar).
A Culatra é uma ilha de gente dedicada ao mar. Quando desembarcamos na Culatra percebemos que estamos num lugar de pescadores. A povoação encontra-se dotada de várias infraestruturas e serviços.

O acesso à Praia da Culatra é feito através de um passadiço de madeira recentemente construído segundo as normas do Parque Nacional da Ria Formosa. Nesta praia o areal é amplo e estende-se a perder de vista, tanto para poente como para nascente. Esta praia é desprovida de quaisquer infraestruturas. Durante a época balnear a Câmara Municipal de Faro assegura o serviço de nadadores salvadores e disponibiliza o acesso a uma casa de banho.
Aqui pode-se observar a rica flora dos campos dunares e numerosas espécies de aves que convivem nestas paragens calmas, onde as águas são cálidas e tranquilas.
Após duas horas de caminhada para leste chega-se à Barra Grande, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.

Printfriendly

Back to Top