terça-feira, 15 de agosto de 2017

Praia Vasco da Gama, uma "Pérola" em Sines


Integrada no tecido urbano da cidade de Sines e testemunha dos principais eventos da sua história, a Praia Vasco da Gama é uma baía abrigada, banhada por um mar quase sem ondulação, ideal para a prática de windsurf e vela. 

Ladeada pela Avenida Marginal, muito usada para passeios ou prática de jogging, rodeada de bares e esplanadas, esta praia é palco de eventos desportivos e concertos de música, que lhe conferem uma animação adicional, tanto de dia como de noite.


A praia tem sido consecutivamente galardoada com as distinções “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Qualidade de Ouro” atestando a excelente qualidade desta infraestrutura para a prática balnear. Este reconhecimento demonstra a grande preocupação da APS com a proteção do meio ambiente, apostando no desenvolvimento sustentável do Porto de Sines.

A “Bandeira Azul” é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios repartidos por quatro capítulos principais: Qualidade da Água; Informação e Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

A praia tem também a “Bandeira Praia Acessível”, que é atribuída a praias que cumpram a legislação em vigor relativamente às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, envolvendo o cumprimento de normas para estacionamento, instalações sanitárias e rampas de acesso.


Nos últimos anos, a Praia Vasco da Gama tem sido distinguida com a bandeira “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus às zonas balneares que se destacam por, durante um período de 5 anos, terem tido sistematicamente os melhores resultados em termos de qualidade da água balnear, de acordo com os indicadores disponibilizados pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária em vigor.

Infra-estruturas de Apoio: Vigiada na época balnear por nadadores-salvadores. Há apoios de praia, parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha de lixo. 

Printfriendly

Back to Top