quarta-feira, 27 de abril de 2022

Bolo de Aniversário com Doce de Ovos



Ingredientes:

Bolo:
8 ovos
400g de margarina
4 chav de açúcar
1 pitada de sal
4 chav de farinha
2 chav de maizena
2 chav de leite
2 c. de chá de fermento em pó
1 c. de chá de essência de baunilha

Doce de ovos:
9 gemas
3 ovos
600g de açúcar
3dl de água


Preparação:
1. Bata o açúcar com a manteiga. Acrescente as gemas uma a uma, batendo sempre, até levantar bolhas. 2. Peneire a farinha com a maizena e o fermento em pó e vá acrescentando ao preparado anterior aos poucos alternando com o leite sem parar de bater. Junte a essência de baunilha e volte a bater. Á parte bata as claras em castelo com a pitada de sal. 
3. Junte as claras ao preparado anterior delicadamente com a ajuda de uma colher de pau. Unte uma forma redonda ou um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha, verta a massa na forma e leve a forno médio cerca de uma hora faça o teste do palito. 
4. Entretanto prepare o recheio. Deite num tacho a água com o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver por três minutos. Desligue o fogão e deixe arrefecer. 
5. Bata bem as gemas com os ovos e atreves de um passador verta sobre a calda de açúcar já fria, leve a lume brando mexendo sempre até que o creme ganhe alguma consistência. Reserve e deixe arrefecer. 
6. Quando o bolo estiver cozido desenforme e deixe arrefecer. No fim do bolo e o creme estarem frios pode proceder á montagem
7. Corte o bolo ao meio, barre uma parte do bolo com metade do doce de ovos, Coloque a outra parte do bolo e espalhe o restante creme de forma a que o bolo fique todo coberto.     

Sugestão de apresentação: decoração em chantilly, amendoa triturada, pérolas e flores em açucar.    


Fonte original com todos os direitos reservados: catcaffe

Printfriendly

Back to Top