- 180 g de farinha de trigo s/ fermento (usei tipo 65)
- 70 g. de farinha de milho branca
- 1 c. sob. de fermento em pó
- 125 g de manteiga
- 120 g de açúcar
- 1/2 c. café de extracto de côco
- 1 ovo
- 1 c. café de açúcar baunilhado
- 100 g de amêndoa moída
- frutos secos para decorar (usei amêndoa em palitos e cereja cristalizada)
Preparação:
- Bater o açúcar e a manteiga derretida até formar um creme. Juntar o ovo, o extrato de côco e o açúcar baunilhado e bater até ficar cremoso e o açúcar praticamente dissolvido.
- Juntar as farinhas aos poucos, peneirando-as, assim como o fermento em pó e misturar até incorporado com a batedeira ou uma colher-de-pau.
- Por último juntar a amêndoa moída e misturar. De seguida, moldar rolos com a massa e envolver em película aderente para levar ao congelador umas horas até que fique firme.
- Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Retirar os rolos e remover a película. Com uma faca grande e afiada cortar rodelas da massa ainda congelada com cerca de 1 cm de espessura , colocando as bolachas em tabuleiros forrados com papel vegetal.
- Decorar a gosto e levar ao forno cerca de 10 minutos.
Notas:
-Para intolerantes à lactose (como eu): é necessário substituir a manteiga por uma adequada e eu prefiro a marca MinusL, que até vem em pacotes de 125 g, perfeito para esta receita.
-Estas bolachas são a perfeita oportunidade para dar largas à imaginação em termos de as decorar ou então pedir às crianças para ajudarem